Total de visualizações

Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Malditos (Queridos) Apelidos Carinhosos!

Olá achei interessante e resolvi escrever esse post sobre apelidos, bem primeiro precisamos saber o que é e como nasceu a idéia de apelidar. Conta-se que desde a Roma Antiga os apelidos já eram utilizados, "Ciprião, o Africano", "Catão, o velho" ou "Plínio, o moço" eram artifícios dos quais as pessoas lançavam mão para diferenciar indivíduos com o mesmo nome. eu fiquei mais impressionado é que todos nós temos apelidos sem saber, sim isso mesmo, nosso sobrenome é um apelido, pois é com o passar dos tempos as pessoas passaram a identificar alguém pela sua carcterística e agregando esse apelido ao seu sobrenome. Também conhecido por alcunha, segundo o site wikipédia "é uma designação não-oficial criada através de um relacionamento interpessoal, geralmente informal, para identificar uma determinada pessoa, objeto ou lugar, de acordo com uma característica que se destaque positiva ou negativamente, de forma a atribuir-lhe um valor específico." 


É muito legal quando você recebe um apelido que realmente tem haver com sua personalidade, geralmente são abreviações do próprio nome tipo: Alexandre "Alê" ou "Alex", Adriana "Drica".
mas as vezes nem sempre é assim tem apelido que degradam a imagem da pessoa, deve-se considerar ainda queosn apelidos podem prejudicar psicologicamente o seu alvo, quando assumem caráter pejorativo, evidenciando uma característica que o mesmo desaprove que também pode ser considerado  bullyng e dá cadeia viu.
Mas fica uma dica, se seus amigos te apelidaram de algo que você realmente não gosta, leve na esportiva, vai por mim eles acabam que chegando a conclusão que você não se importa e acabam até esquecendo, agora se você fica bravo e quer partir para a agressão quenado te apelidam, você nunca vai se ver livre de apelidos, e falo por experiência própria heim, quando eu ainda fazia o ensino fundamental, e na escola talvez seja o lugar que mais recebemos apelidos, só porque um dia fui pra aula com um boné de propaganda de cerveja, até que o boné era legal, aí começaram me chamar de cachaceiro, eu ficava muito irado, os anos foram passando e eu começei a não me importar mais com isso, hoje em dia meus amigos sequer lembram desse apelido, agora é claro que apelidos sempre vamos ter, atualmente no meu trabalho me chamam de Boy River, até que eu acho legal, mas meu apelido oficial é Andrew ok.

Ah já ia esquecendo no Brasil a cidade de Cláudio em Minas Gerais é conhecida como "Cidade dos Apelidos" pois a maioria de seus habitantes possuem alguma alcunha (apelido). O próprio antropônimo (nome) Cláudio significa "manco", "coxo".

E você, qual apelido que você mais odeia e qual você mais gosta quando seus amigos te chamam? comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário