Total de visualizações

Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Humanos controlados por bactérias? É possível?

Nos últimos anos, os cientistas têm se interessado muito com relação entre a flora intestinal e sua influência sobre o cérebro. Até agora, a pesquisa tem se concentrado em como as bactérias patogênicas podem influenciar o cérebro, liberando toxinas, no entanto, foi recentemente demonstrado que mesmo as boas bactérias podem alterar nosso comportamento.
 
Neurocientista John Cryan, da Universidade de Cork, na Irlanda, juntamente com colegas da Universidade McMaster, no Canadá, desde uma grande dose de bactérias benéficas chamado Lactobacillus rhamnosus, testado em um grupo de camundongos.
 
Os resultados foram esclarecedores, ao que parece, os ratos que tinham lhes forneceu L. rhamnosus por 6 semanas apresentaram níveis muito mais baixos de estresse e ansiedade. Estes roedores eram menos suspeito para a exploração de espaços abertos, lugares que são evitadas em condições normais. Eles também mostraram uma menor resposta de hormônios do estresse, quando você colocá-los na pesquisa de água. "Foi emocionante porque nos diz que os animais são mais relaxados e não mostram a mesma resposta ao estresse", disse Cryan.
Ao analisar os cérebros de roedores que tinham fornecido o suplemento de bactérias, os cientistas puderam observar mudanças nas atividades dos genes que codificam componentes dos receptores para o neurotransmissor. Neurotransmissores como reduzir a atividade neuronal, e muitos medicamentos para combater a ansiedade objetivo destes mesmos receptores.
 
Mudanças nos receptores podem acesar completamente se cortar o nervo vago, que liga o intestino para o cérebro. A maneira em que as bactérias influenciam o cérebro através do nervo ainda é um mistério, e deve continuar a investigar.
Portanto, o estudo é um início para uma possível solução para aqueles que sofrem de transtornos de humor. Embora, como disse Emeran Mayer, gastroenterologista da Universidade da Califórnia, Los Angeles, "Pessoalmente, acho que o comportamento emocional dos seres humanos é muito mais complexa, então eu não acho que você encontrará as respostas que procuram."  
 
Mesmo assim podemos até concordar em partes com a pesquisa, porque tem gente que vive de mau humor, quem sabe não seja essas bactérias em seus intestinos!!


Gostou? Comente!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário